terça-feira, 18 de setembro de 2012

Angustia política

Apoderou-se de todo o país um sentimento diferente... Nos últimos meses, talvez no ultimo ano, foi crescendo lentamente uma sensação desconfortante de incerteza, o medo permanente do amanha, que se sente mas que mingúem sabe muito bem como lhe chamar!


A OMS ( Organização Mundial de Saúde) define a saúde não apenas como a ausência de doenças mas como  um estado de completo bem-estar físico, mental e social. E se acrescentássemos também à definição um "bem-estar político"?!
É este mau-estar político que tem provocado a ausência de bem-estar global no país, a ansiedade patológica, a doença emocional de que temos sido vítimas!
Parece que a par do clima de austeridade se instalou o clima de pânico! Milhões de pessoas se deitam todas as noites sem saber que novidade existirá na manha seguinte, quase como se adormecêssemos na cratera de um vulcão. Quando é que será que ele vai explodir?! Não existem investimentos financeiros e nem pessoais porque pode ser tudo para perder... de repente deixou de ser possível planificar-se o futuro... Qualquer um pode ser despedido na manha seguinte, ter um corte descomunal nos rendimentos, deixar de conseguir fazer frente aos aumentos galopantes de todos os preços...
E vamos recordando o tempo de feroz sofrimento, contado pelos avós, da ausência de trabalho, de comida, e tem-se medo até das comparações, porque as coisas ditas em voz alta podem tonar-se mais reais. Há sempre alguém que recorda o tempo da outra senhora com revolta e expressa a vontade de novos cravos e um novo Abril... Mas ninguém vê capitães... Só um velho num  Restolho desprovido de vontade e de vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário